Arte

A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo.
Maiakóvski

sábado, 19 de julho de 2008

Poema

MULHER

Ariane Sales





Aprende as letras:
É pouco, mas aprende-as!
Te ensinaram
A não transgredir autoridade:
Pai, Marido, Deus.
Te orientaram
A não questionar ordens e convenções
do mundo inventado e comandado pelos homens.
Tu, mulher,
Aprende a ver o mundo!
Aprende a ler o mundo
e a viver nele!

É certo que foste domesticada:
obediência, silêncio, resignação.
Em diferentes tempos e lugares
És menor que os homens...
É certo que esperam de ti:
harmonia, bons costumes, submissão
Mesmo em lugares (neste tempo)
Onde o discurso da igualdade é intenso!

Vê a dor e o sofrer
E o medo e a prisão
Nos olhos da mulher!
Aprende o prazer
No amor, no estudo, no viver...
Aprende a alegria
No trabalho, no lazer...

Educa o homem e a mulher,
Crianças no teu colo.
Investe na criação da autêntica humanidade!
Conquista a tua liberdade
De expressão, pensamento, criação.
Constrói a tua autonomia!
Aprende a contraler!
Aprende por tua conta o saber!
Vai além dos termos que te impuseram
E escreve a tua própria sorte!
Imagem: Andre Wek

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Ariane, com um certo atraso, depois de seguir suas pegadas deixadas no espaço virtual do Experimento versos, encontro-me, enfim, entre seus versos e sentimnentos. Pois é, escrever poesia, de certa forma, é um modo de tornar-se transparente e, tambem, de utilizar-se dos versos e palavras como um instrumento de questionamento das forças instituidas em nossa sociedade, bem como, uma ferramenta de invenção do mundo.
já que é uma educadora, não lhe parecerá estranho que eu prafrasei uma frase de Paulo Frei, na qual o educador afirmava que já estava mais do que na hora de nós, brasileiros, nos tornamos atores principais de nossas próprias historias de vida.
é sempre bom receber visitas no Experimentando Versos, ainda mais quando elas ficam a vontade e deixam uma mensagem, um comentario.
Voltarei outras vezes ao seu blog e, é claro, não perderei a oportunidade de fazer comentarios tambem. Eu vou colocar o link de seu blog no meus "blogs amigos" no Experimentando Versos. assim, eu não corro o risco de perder o endereço de seu espaço e, tambem, quem sabe, outras pessoas possam achar as marcas de suas pegadas e ler seus versos.

até mais,

Unknown disse...

Olá,

O Experimentando Versos está fazendo aniversário de 1 ano de existência neste mês. Como recebi um prêmio de uma amiga blogueira, indiquei, entre outros, o seu blog para recebê-lo também. Já recebi outros prêmios, mas esta é a primeira vez que resolvo publicar um prêmio desses no blog. Confesso que o objetivo do “Premio Dardos” conseguiu me comover:
"Com o Prémio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web".

Abraços e um ótimo fim de ano, José